COMANDOS AUTOCAD / 2D E 3D / PROFISSIONAL
COMANDO | ATALHO | DESCRIÇÃO |
3DARRAY |
3A
| Cria uma matriz 3D |
3DFACE |
3F
| Cria uma superfície de três ou quatro lados em qualquer lugar no espaço 3D. |
3DPOLY |
3P
| Cria uma polilinha 3D |
ALIGN |
AL
| Alinha objetos com outros objetos em 2D e 3D |
APPLOAD |
AP
| Carrega e descarrega aplicativos e define quais aplicativos devem ser carregados na inicialização |
ARC |
A
| Cria um arco |
AREA |
AA
| Calcula a área e o perímetro de objetos ou de áreas definidas |
ARRAY |
AR
| Cria várias cópias de objetos dentro de um padrão |
ATTEDIT |
ATE
| Altera as informações de atributo em um bloco |
BHATCH |
BH
| Preenche uma área delimitada ou objetos selecionadas com uma hachura padrão ou preenchimento de gradiente |
BLOCK |
B
| Cria uma definição de bloco a partir de objetos selecionados |
BOUNDARY |
BO
| Cria uma região ou uma polilinha a partir de uma área delimitada |
BREAK |
BR
| Quebra o objeto selecionado entre dois pontos |
CHAMFER |
CHA
| Chanfra as arestas de objetos |
CIRCLE |
C
| Cria um círculo |
COPY |
CO
| Copia objetos em uma distância e uma direção especificadas |
COPY |
CP
| Copia objetos em uma distância e uma direção especificadas |
DDCHPROP |
CH
| Controla as propriedades de objetos existentes |
DDCOLOR |
COL
| Define a cor dos novos objetos |
DDEDIT |
ED
| Edita texto de linha única, texto de cota, definições de atributos e quadros de controle de recursos |
DDGRIPS |
GR
| Controla o uso de alças de conjunto de seleção |
DDIM |
D
| Cria e modifica os estilos de cota |
DDSELECT |
SE
| Define a grade e snap, rastreamento polar e de objeto, modos de snap a objeto, Dynamic Input e Quick Properties |
DDUCS |
UC
| Gerencia sistemas de coordenadas definidos pelo usuário |
DDUNITS |
UN
| Controla os formatos de exibição de coordenadas e ângulos e a precisão |
DIMALIGNED |
DAL
| Cria uma cota linear alinhada |
DIMALIGNED |
DIMALI
| Cria uma cota linear alinhada |
DIMANGULAR |
DAN
| Cria uma cota angular |
DIMANGULAR |
DIMANG
| Cria uma cota angular |
DIMBASELINE |
DBA
| Cria uma cota linear, angular ou de ordenada a partir da linha de base da cota anterior ou de uma cota |
DIMBASELINE |
DIMBASE
| Cria uma cota linear, angular ou de ordenada a partir da linha de base da cota anterior ou de uma cota selecionada |
DIMCENTER |
DCE
| Cria a marca de centro ou as linhas de centro de círculos e arcos |
DIMCONTINUE |
DCO
| Cria uma cota linear, angular ou de ordenada que inicia na segunda linha de extensão da cota anterior ou de uma cota selecionada |
DIMCONTINUE |
DIMCONT
| Cria uma cota linear, angular ou de ordenada que inicia na segunda linha de extensão da cota anterior ou de uma cota selecionada |
DIMDIAMETER |
DDI
| Cria uma cota de diâmetro para um círculo ou um arco |
DIMDIAMETER |
DIMDIA
| Cria uma cota de diâmetro para um círculo ou um arco |
DIMEDIT |
DED
| Edita o texto da cota e as linhas de extensão |
DIMEDIT |
DIMED
| Edita o texto da cota e as linhas de extensão |
DIMLINEAR |
DIMLIN
| Cria uma cota linear |
DIMLINEAR |
DLI
| Cria uma cota linear |
DIMORDINATE |
DIMORD
| Cria cotas de ordenada |
DIMORDINATE |
DOR
| Cria cotas de ordenada |
DIMOVERRIDE |
DIMOVER
| Sobrepõe variáveis do sistema de cotagem |
DIMOVERRIDE |
DOV
| Sobrepõe variáveis do sistema de cotagem |
DIMRADIUS |
DIMRAD
| Cria uma cota de raio para um círculo ou um arco |
DIMRADIUS |
DRA
| Cria uma cota de raio para um círculo ou um arco |
DIMSTYLE |
DIMSTY
| Cria e modifica os estilos de cota |
DIMSTYLE |
DST
| Cria e modifica os estilos de cota |
DIMTEDIT |
DIMTED
| Move e rotaciona o texto da cota e realoca a linha da cota |
DIST |
DI
| Mede a distância e o ângulo entre dois pontos |
DIVIDE |
DIV
| Posiciona objetos de ponto ou blocos espaçados de maneira uniforme ao longo do comprimento ou perímetro de um objeto |
DONUT |
DO
| Cria círculos e circunferências preenchidos |
DRAWORDER |
DR
| Altera a ordem de desenho de imagens e de outros objetos |
DSVIEWER |
AV
| Abre a janela Aerial View |
DTEXT |
DT
| Cria um objeto de texto de linha única |
ELLIPSE |
EL
| Cria uma elipse ou um arco elíptico |
ERASE |
E
| Remove objetos de um desenho |
EXPLODE |
X
| Quebra um objeto composto em objetos componentes |
EXPORT |
EXP
| Salva objetos em outros formatos de arquivo |
EXTEND |
EX
| Estende os objetos para encontrar com as arestas de outros objetos. |
EXTRUDE |
EXT
| Cria um sólido ou superfície 3D ao efetuar a extrusão de um objeto 2D. |
FILLET |
F
| Arredonda e faz a concordância das arestas de objetos |
FILTER |
FI
| Cria uma lista de requisitos necessários a um objeto para ser incluído em um conjunto de seleção |
GROUP |
G
| Cria e gerencia conjuntos de objetos gravados chamados grupos |
HATCH |
H
| Preenche uma área delimitada ou objetos selecionados com uma hachura padrão, preenchimento sólido ou preenchimento de gradiente |
HATCHEDIT |
HE
| Modifica uma hachura ou preenchimento existente |
HIDE |
HI
| Regenera um modelo de estrutura de arame tridimensional, omitindo linhas ocultas |
IMAGE |
IM
| Exibe a paleta External References |
IMAGEADJUST |
IAD
| Controla a exibição dos valores de brilho, contraste e esmaecimento de imagens |
IMAGEATTACH |
IAT
| Anexa uma nova imagem ao desenho atual |
IMAGECLIP |
ICL
| Utiliza os limites de corte para definir uma sub-região de um objeto de imagem |
IMPORT |
IMP
| Importa arquivos em vários formatos |
INSERT |
I
| Insere um bloco ou um desenho no desenho atual |
INSERTOBJ |
IO
| Insere um objeto vinculado ou incorporado |
INTERFERE |
INF
| Realça os sólidos 3D que se sobrepõem |
INTERSECT |
IN
| Cria um sólido 3D ou uma região 2D a partir de seu volume ou área sobreposta. |
LAYER |
LA
| Gerencia camadas e suas propriedades |
LEADER |
LE
| Cria uma linha que conecta a anotação a um elemento |
LENGTHEN |
LEN
| Altera o comprimento de objetos e o ângulo dos arcos incluídos |
LINE |
L
| Cria segmentos de linha reta |
LINETYPE |
LT
| Carrega, define e modifica tipos de linha |
LIST |
LI
| Exibe os dados da propriedade para os objetos selecionados |
LIST |
LS
| Exibe os dados da propriedade para os objetos selecionados |
LTSCALE |
LTS
| Define o fator de escala do tipo de linha universal |
MATCHPROP |
MA
| Aplica as propriedades de um objeto selecionado a outros objetos |
MEASURE |
ME
| Posiciona objetos de ponto ou blocos em intervalos medidos em um objeto |
MIRROR |
MI
| Cria uma cópia espelhada dos objetos selecionados |
MLINE |
ML
| Cria multilinhas paralelas |
MOVE |
M
| Move objetos em uma distância e uma direção especificadas |
MSPACE |
MS
| Alterna entre o espaço do papel e uma viewport de espaço do modelo |
MTEXT |
MT
| Cria um objeto de texto de múltiplas linhas |
MTEXT |
T
| Cria um objeto de texto de múltiplas linhas |
MVIEW |
MV
| Cria e controla viewports de layout |
OFFSET |
O
| Cria círculos concêntricos, linhas paralelas e curvas paralelas |
OPTIONS |
OP
| Personaliza as configurações do programa |
OSNAP |
OS
| Define a execução dos modos de snap a objeto |
PAN |
P
| Move a vista na viewport atual |
PASTESPEC |
PA
| Insere dados da Área de transferência e controla o formato dos dados |
PEDIT |
PE
| Edita as polilinhas e as malhas poligonais 3D |
PLINE |
PL
| Cria uma polilinha 2D |
PLOT |
PRINT
| Plota um desenho para uma plotadora, impressora ou arquivo |
POINT |
PO
| Cria um objeto de ponto |
POLYGON |
POL
| Cria uma polilinha fechada eqüilátera |
PREVIEW |
PRE
| Mostra a aparência do desenho quando plotado |
PROPERTIES |
PR
| Controla as propriedades de objetos existentes |
PSPACE |
PS
| Alterna entre uma viewport de espaço do modelo e o espaço do papel |
PURGE |
PU
| Remove do desenho itens nomeados não utilizados, como definições de bloco e camadas |
QUIT |
EXIT
| Sai do programa |
RECTANGLE |
REC
| Cria uma polilinha retangular |
REDRAW |
R
| Atualiza a exibição na viewport atual |
REDRAWALL |
RA
| Atualiza a tela em todas as viewports |
REGEN |
RE
| Regenera o desenho inteiro a partir da viewport atual |
REGENALL |
REA
| Regenera o desenho e atualiza todas as viewports |
REGION |
REG
| Converte um objeto que envolve uma área em um objeto de região |
RENDER |
RR
| Cria uma imagem com aplicação de cor realística ou com realismo fotográfico de uma estrutura de arame tridimensional ou de um modelo sólido |
REVOLVE |
REV
| Cria um sólido ou superfície 3D ao varrer um objeto 2D em torno de um eixo |
ROTATE |
RO
| Rotaciona os objetos ao redor de um ponto base |
RPREF |
RPR
| Especifica as predefinições da renderização, parâmetros de renderização reutilizáveis, para aplicar a renderização em uma imagem |
SCALE |
SC
| Amplia ou reduz os objetos selecionados, mantendo as mesmas proporções do objeto após o redimensionamento. |
SCRIPT |
SCR
| Executa uma seqüência de comandos a partir de um arquivo de script |
SECTION |
SEC
| Utiliza a intersecção entre um plano e sólidos para criar uma região |
SETVAR |
SET
| Lista ou altera os valores das variáveis de sistema |
SHADE |
SHA
| Inicia o comando CSCURRENT |
SLICE |
SL
| Fatia um sólido com um plano ou uma superfície |
SNAP |
SN
| Restringe o movimento do cursor a intervalos especificados |
SOLID |
SO
| Cria triângulos e quadriláteros com preenchimento sólido |
SPELL |
SP
| Faz a verificação ortográfica em um desenho |
SPLINE |
SPL
| Cria uma curva suave que passa através, ou perto, de pontos selecionados. |
SPLINEDIT |
SPE
| Edita uma spline ou uma polilinha de ajuste à spline |
STRETCH |
S
| Estica os objetos cruzados por uma janela ou polígono de seleção. |
STYLE |
ST
| Cria, modifica ou especifica estilos de texto |
SUBTRACT |
SU
| Combina os sólidos 3D ou regiões 2D selecionados por subtração |
TABLE |
TB
| Cria um objeto de tabela vazio |
TABLET |
TA
| Calibra, configura, ativa e desativa uma mesa digitalizadora conectada |
THICKNESS |
TH
| Define a espessura 3D atual. |
TILEMODE |
TI
| Torna a guia Model ou a última guia Layout a atual. |
TOLERANCE |
TOL
| Cria tolerâncias geométricas contidas no quadro de controle de recursos |
TOOLBAR |
TO
| Exibe, oculta e personaliza barras de ferramentas |
TORUS |
TOR
| Cria um sólido 3D em formato de anel |
TRIM |
TR
| Apara objetos para encontrar as arestas de outros objetos. |
UNDO |
U
| Reverte o efeito dos comandos |
UNION |
UNI
| Combina os sólidos 3D ou regiões 2D por adição |
UNITS |
UN
| Controla os formatos de exibição de coordenadas e ângulos e a precisão |
VIEW |
V
| Salva e restaura vistas nomeadas, vistas de câmera, vistas de layout e vistas predefinidas |
VPOINT |
VP
| Define a direção de visualização de uma vista tridimensional do desenho |
WBLOCK |
W
| Grava objetos ou um bloco em um novo arquivo de desenho |
WEDGE |
WE
| Cria uma aresta sólida 3D |
XATTACH |
XA
| Anexa uma referência externa ao desenho atual |
XBIND |
XB
| Associa uma ou mais definições de objetos nomeados em uma referência ao desenho atual |
XCLIP |
XC
| Define uma referência ou um limite de corte de bloco e define os planos de corte frontal e posterior |
XLINE |
XL
| Cria uma linha com comprimento infinito |
XREF |
XR
| Inicia o comando EXTERNALREFERENCES |
ZOOM |
Z
| Aumenta ou diminui o tamanho aparente dos objetos na viewport atua. |
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